HUMBERTO SCHERHAUFER SALVAGNIN


Iniciou seus estudos de piano em 1980 com Diva M. Gnecco e mais tarde ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, como aluno de Rosa Corvino. Em 1993 obteve seu diploma em piano pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com Homero de Magalhães.

Após 1984, Humberto Salvagnin participou e foi laureado em diversos concursos de piano no Brasil. Participou de «master-classes» com mestres de renome internacional como Barbara Hesse-Bukowska e Yara Bernette. Em 1983, iniciou seus estudos de órgão com Orlando Retroz. Mais tarde foi orientado por Ary Aguiar Jr.

Em 1998, obteve diploma superior em órgão e em 2001, o Primeiro Prêmio de Virtuosidade no Conservatório Superior de Música de Genebra, Suíça, onde foi aluno de François Delor.

Frequentou ainda «master-classes» com organistas de renome internacional: L. Rogg, M. C. Alain, L. F. Tagliavin, L. Lohmann, entre outros. Em 2002 foi laureado no XX Concurso Internacional Suíço de Órgão e em 2007 no Concurso Internacional «César Franck» de Órgão, em Haarlem, Holanda.

Humberto Salvagnin atua freqüentemente no Brasil, Europa e Suíça, onde é organista titular da Igreja de Santa Teresa de Genebra, como também é professor de órgão no Conservatório de Ferney-Voltaire na França e da Escola «Aida-Leman» em Gland, Suíça.

Além de inúmeros concertos anuais em recital solo, é constantemente chamado para acompanhamento de corais, formações camerísticas as mais diversas, solista ou continuísta de orquestras.

Gravou pelo selo Doron um CD em «live» como solista junto à «Nouvel Orchestre de Genève» com os concertos de Rheinberger (n°1) e de Poulenc e outro, com obras de Widor e La Tombelle (1a. mundial).

Comentários